sábado, 22 de agosto de 2015

Europa/1

Posição Geográfica 

A Europa é o segundo menor continente do mundo depois da Oceania . Tendo uma extensão de 10.530.751 representando 11,5 porcento das terras emersas .

. T                 


A Europa possui 48 países autônomos, na maioria pequenos territórios e micro países, além da Rússia que responde  por 40% . A Europa pode ser considerada um alongamento do continente eurasiático

A relação ente clima , relevo e vegetação 

A vegetação varia de acordo com cada clima presente no continente europeu. Os tipos de clima são influenciados pelo relevo (plenitude ,maritimidade)

Onde ocorre o clima temperado continental, predominam as Florestas Temperadas.

No oeste e noroeste do continente europeu, onde ocorre o clima oceânico, predominam as Pradarias e as Florestas Temperadas.

No sul, onde há o clima mediterrâneo, a vegetação predominante é a Mediterrânea.

No clima polar, encontramos as paisagens de Taiga e Tundra.

Nas altas montanhas, predominam as Pradarias e Florestas de Coníferas.

O continente permite grande variedade climática devido à sua composição topográfica, que permite a entrada da influência moderadora do oceano atlântico.
Mapa da vegetação européia<br />

                                          Mapa do clima europeu<br />

Europa/2

Paisagens da Europa 


Berlim, Alemanha. 









Colônia, Alemanha.
Monte Elbrus, o ponto mais alto da Europa, com 5.642 metros acima do nível do mar







Monte Elbrus, o ponto mais alto da Europa, com 5.642 metros acima do nível do mar.




Paisagem da Taiga, na Rússia






Paisagem da Taiga, na Rússia

Hidrografia da Europa 

A hidrografia europeia foi importante para o estabelecimento de relações comérciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de cargas a baixo custo. Os muitos rios possuem longos trechos navegáveis.

Há um lado negativo em tudo isso: o desenvolvimento econômico, intenso e sofisticado da Europa acaba poluindo suas águas fluviais em função do despejo, nelas, de detritos  industriais. Hoje, felizmente, a maioria dos países do Velho Continente, tem levado a efeito medidas saneadoras, buscando recuperar a pureza original de seus rios. 

Principais rios : Rio Elba , Rio Reno , Rio Sena,Rio Pó , Rio Volga 

Importância dos rios :  importância deles , pois atravessam vários países, como o rio Danúbio e o Reno, que servem de fronteira natural entre países e  territórios, permitindo a navegação e o escoamento de mercadorias para diversas regiões da europa.


Os rios são bastante explorados economicamente através do turismo e do transporte .O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago Ládoga e atravessa no sentido norte-sul a região oeste da Rússia até desaguar no Mar 


 


Problemas Ambientais na Europa 


A Europa sofre de vários problemas ambientais entre eles a chuva ácida, causada pela queima de combustíves fósseis, sobretudo o carvão .

Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana.
Na França,por exemplo,cerca de 80% da energia consumida no país é proviniente de reatores nucleares.

Os incêndios florestais têm dizimado espécies animais típicas do continente,como o lince e o bisonte europeu.


Europa /3

Problemas Geopolíticos e Geoeconômicos 

Crise da Zona Euro, é uma crise financeira em curso que, para alguns países da Zona do Euro, tornou difícil ou mesmo impossível, o pagamento ou o refinanciamento da sua dívida pública sem a ajuda de terceiros.

                

Conflitos na Europa 

Conflitos e disputas durante toda sua historia, os países da Europa viram na cooperação econômica uma forma de reestrutura seu país. Como o palco principal da segunda guerra mundial foi a Europa, depois de terminado este conflito vários países apresentavam cidades inteiramente destruídas, principalmente do ponto de vista econômico pois suas principais potencias industriais estavam praticamente inutilizadas. Além de arrasada economicamente a Europa Ocidental estava diante de uma séria questão política.

                      



A migração está presente na história da humanidade desde tempos antigos. Nas últimas décadas, porém, esse fenômeno torna-se cada vez mais perigoso. Nos últimos meses assistimos, horrorizados, à perigosa saga de pessoas, principalmente, da África e do Oriente Médio em direção ao Continente Europeu e suas tristes consequências ao longo das rotas migratórias mortais do Mediterrâneo. Milhares de mortos e outros tantos milhares de olhares vazios, quando interceptados a caminho da Europa, revelam seus medos diante do presente duvidoso e do futuro incerto. 
O aumento da pressão migratória sobre a Europa, ano após ano, teve um pico no primeiro semestre de 2015. Isso, associado ao expressivo aumento de mortos nas rotas do Mediterrâneo, colocou em evidência o problema das migrações. 

Europa /4

Centro-direita lidera apuração de votos para o Europarlamento

Eleição começou na quinta-feira e terminou neste domingo (25).
Avanço da extrema-direita chamou atenção na França.

Da France Presse
A apuração dos votos da eleição para o Parlamento Europeu começaram em Dublin, na Irlanda, neste domingo (25) (Foto: AP)A apuração dos votos da eleição para o Parlamento Europeu começaram em Dublin, na Irlanda, neste domingo (25) (Foto: AP)
A centro-direita lidera as apurações das eleições para o Parlamento Europeu, que começaram na última quinta-feira e terminaram neste domingo (25), informou a agência de notícias Reuters. Os partidos têm até agora 211 cadeiras dos 751 assentos do Europarlamento, segundo projeções oficiais. Os socialistas ficam em segundo, com 193 cadeiras, seguidos pela extrema-direita, que aparece com 129.
Segundo as projeções da legislatura europeia, grupos centro-liberais aparecem com 74 cadeiras, os partidos verdes com 58 e a extrema-esquerda com 47. O candidato do Partido Popular Europeu e ex-premiê de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, clamou de imediato a autoridade da parte executiva da Comissão Europeia.
Na França, a ultradireitista Frente Nacional parece ter alcançado uma vitória histórica, conquistando entre 24% e 25% dos votos, à frente do partido de direita UMP (20% a 21%), segundo estimativas de cinco institutos de pesquisa.
Na terceira posição, o Partido Socialista, do governo, obteve entre 14% e 15% dos votos, sofrendo uma nova derrota eleitoral, após a das eleições municipais de março. Esta é a primeira vez que a Frente Nacional lidera uma eleição nacional e supera 20% dos votos. Segundo uma estimativa, a FN obteria entre 23 e 25 cadeiras no Parlamento Europeu; a UMP, entre 18 e 21; e o PS, 13.
Na Alemanha, os conservadores (CDU/CSU), da chanceler Angela Merkel, lideravam as apurações, apesar de um avanço do partido eurocético AfD e dos social-democratas do SPD, de acordo com pesquisas de boca de urna. Os conservadores da CDU/CSU tinham 36% dos votos (contra 37,9% em 2009), à frente do SPD, com 27,5% (contra 20,8 em 2009).
O novo partido eurocético alemão AfD, criado em 2013, recebia 6,5% dos votos, o que o permitiria entrar no Parlamento Europeu, segundo os primeiros números divulgados pela televisão pública alemã.
Segundo a agência de notícias Reuters, a participação nas eleições está estimada em 43,1%, segundo o site do euro-parlamento. Os resultados oficiais devem sair na noite deste domingo

Europa /5