Centro-direita lidera apuração de votos para o Europarlamento
Eleição começou na quinta-feira e terminou neste domingo (25).
Avanço da extrema-direita chamou atenção na França.
saiba mais
A centro-direita lidera as apurações das eleições para o Parlamento Europeu, que começaram na última quinta-feira e terminaram neste domingo (25), informou a agência de notícias Reuters. Os partidos têm até agora 211 cadeiras dos 751 assentos do Europarlamento, segundo projeções oficiais. Os socialistas ficam em segundo, com 193 cadeiras, seguidos pela extrema-direita, que aparece com 129.
Segundo as projeções da legislatura europeia, grupos centro-liberais aparecem com 74 cadeiras, os partidos verdes com 58 e a extrema-esquerda com 47. O candidato do Partido Popular Europeu e ex-premiê de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, clamou de imediato a autoridade da parte executiva da Comissão Europeia.
Na França, a ultradireitista Frente Nacional parece ter alcançado uma vitória histórica, conquistando entre 24% e 25% dos votos, à frente do partido de direita UMP (20% a 21%), segundo estimativas de cinco institutos de pesquisa.
Na terceira posição, o Partido Socialista, do governo, obteve entre 14% e 15% dos votos, sofrendo uma nova derrota eleitoral, após a das eleições municipais de março. Esta é a primeira vez que a Frente Nacional lidera uma eleição nacional e supera 20% dos votos. Segundo uma estimativa, a FN obteria entre 23 e 25 cadeiras no Parlamento Europeu; a UMP, entre 18 e 21; e o PS, 13.
Na Alemanha, os conservadores (CDU/CSU), da chanceler Angela Merkel, lideravam as apurações, apesar de um avanço do partido eurocético AfD e dos social-democratas do SPD, de acordo com pesquisas de boca de urna. Os conservadores da CDU/CSU tinham 36% dos votos (contra 37,9% em 2009), à frente do SPD, com 27,5% (contra 20,8 em 2009).
O novo partido eurocético alemão AfD, criado em 2013, recebia 6,5% dos votos, o que o permitiria entrar no Parlamento Europeu, segundo os primeiros números divulgados pela televisão pública alemã.
Segundo a agência de notícias Reuters, a participação nas eleições está estimada em 43,1%, segundo o site do euro-parlamento. Os resultados oficiais devem sair na noite deste domingo
Nenhum comentário:
Postar um comentário